SOBRE LETRAMENTOS, ENSINO DE IDIOMAS E USO DAS TIC: UM ESTADO DA ARTE

Mery Carolina Andrades Marcano

Resumo


Devido aos rápidos avanços das tecnologias da informação e comunicação (TIC), os indivíduos enfrentam algumas transformações que exigem aceleradas adequações no sentido de apropriá-las, conhecê-las e gerar habilidades em seu uso. A educação não “escapa”, sem dúvida, dessa realidade e os professores são impelidos a utilizar estas tecnologias nas escolas. Até alguns anos atrás, quando se trabalhava com o ensino de línguas, os recursos utilizados nesse processo eram ainda escassos não transcendendo aos tradicionais, contudo, e mais recentemente, várias possibilidades foram surgindo e os professores começaram, então, a trabalhar com outras mídias. O propósito desta pesquisa é constituir um “estado da arte” em relação ao letramento no ensino de língua (inglês), com o uso das TIC, identificando aqueles trabalhos relacionados à esta temática, assim como analizar aqueles trabalhos selecionados, considerando três dimensões: avanços significativos no letramento, conhecimento dos professores no uso das TIC e as estratégias pedagogicas utilizadas. A metodologia utilizada é a análise de material bibliográfico e documental no contexto de “estado da arte”, sendo descritas as investigações recentes e atuais relacionadas com a temática. O recorte temporal para o levantamento da bibliografia é de 2010 a 2015. Os principais referenciais que embasam a pesquisa são LEVY (1993), MARTINO (2014),MILL (2013) STIVAL (2011), ROCHA (2011), dentre outros. Os resultados parciais apontam às teorías do ensino aprendizagem de idiomas, considerando o enfoque comunicativo no ensino de segundas línguas (L2) e de línguas estrangeiras para o desenvolvimento de diferentes habilidades linguisticas.

Palavras-chave: Tecnologias da Comunicação e Informação, ensino de idiomas, estado da arte.


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