A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

ÁLAZE GABRIEL DO BREVIÁRIO

Resumo


O artigo busca refletir sobre a Educação a Distância (EaD) no Brasil. Tem como objetivo apresentar a EaD brasileira, buscando descobrir as metodologias propulsoras da sua evolução. Para tanto, utilizou-se as seguintes metodologias: o método crítico-dialético como o seu eixo epistemológico de investigação, historicizando tal temática nos campos cívico, moral, econômico, tecnológico, científico e político da vida humana; o método hipotético-dedutivo como o seu eixo lógico de investigação, partindo da hipótese de que a reprodutividade da combinação das diversas tecnologias de informação e de comunicação no processo ensino-aprendizagem foi o elemento propulsor do desenvolvimento e da expansão da EaD brasileira; e, como eixo técnico de investigação, foi utilizada a base procedimental observacional não participante, realizando-se um levantamento bibliográfico e documental, com base em pesquisadores renomados do tema como Moore e Kearsley (2007), Maia e Mattar (2007), e Niskier (2000), dentre outros, e dispositivos legais aplicáveis. Conclui que a hipótese de pesquisa proposta é verdadeira, ou seja, foi a reprodutividade da combinação de diferentes recursos tecnológicos, como, por exemplo, aulas por materiais impressos, fitas de áudio e vídeo, aulas por telefones, etc., permitiu o desenvolvimento de recursos didático-pedagógicos mais versáteis e práticos para o processo ensino-aprendizagem, culminando no advento de sistemas globais de aprendizagem tais como o Projeto AIM e as Universidades Abertas (UA), o que representou grande avanço para a história da EaD mundial. No Brasil, especificamente, foi a reprodutividade de tal metodologia que propiciou o desenvolvimento de tecnologias e programas educacionais EaD tais como a TV Escola, o telecurso 2000, o Projeto Saci, o Projeto Minerva, dentre várias outras.

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