FÓRUM P&R LV: APLICAÇÃO DO MODELO LEARNING VECTORS NO AVA MOODLE

Alexandra Gonçalves, Joana Laysa Lima Cunha, Gilvandenys Leite Sales

Resumo


Este artigo apresenta a aplicação de uma metodologia associada a um instrumento não linear de avaliação formativa ao Fórum Perguntas e Respostas do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. Utilizou-se como percurso didático a metodologia ativa denominada Instrução por Pares associada ao Modelo Learning Vectors. Contudo, o sistema de avaliação disponível no Moodle é tradicional, não mensurando o caráter qualitativo das postagens, ou seja, apenas o quantitativo. Logo, buscou-se fundamentação teórica no Modelo LV, por se tratar de uma proposta de avaliação processual, que faz uso de outras linguagens na intermediação e regulagem da aprendizagem, considerando a subjetividade apresentada. Este Fórum, por padrão, mantém indisponíveis as contribuições dos demais até que a sua primeira seja efetivada e, então, todos constroem uma discussão, inclusive pelo feedback regulatório e avaliativo do Professor/Tutor. Fórum este promovedor da autonomia, caracterizando-se como singular e permissor da subjetividade que, apoiada por uma metodologia ativa, pautada em interações, orquestra uma aprendizagem colaborativa em EaD online. Assim, o emprego de uma metodologia de avaliação fundamentada no Modelo LV, pode propiciar uma facilitação das intervenções pedagógicas e permitir orientação e motivação aos envolvidos, uma vez que, menções qualitativas associadas a uma linguagem iconográfica muito fogem ao modelo tradicional de sistemas de notas classificatório, realizado ao término de um ciclo de aprendizagem. O resultado desta pesquisa concebeu computacionalmente um mecanismo baseado em um modelo formativo de avaliação não-linear, aplicado ao Fórum P e R do AVA Moodle, denominado Fórum P&R LV, o qual foi implementado em um curso de EAD, apresentando uma ampla aceitação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.