ESTUDO DO DODECAEDRO UTILIZANDO O SOFTWARE EDUCACIONAL GEOGEBRA

Ozielma Tôrres, Adamares Marques, Inacio Gilvando Ribeiro

Resumo


O estudo dos poliedros sempre foi um fascino dos grandes estudiosos da antiguidade e vem chamando a atenção até os dias atuais. Objetivando utilizar ambientes virtuais de aprendizagem busca elaborar uma transposição didática fundamentada na teoria de aprendizagem significativa de (David Ausubel, 1980), na qual se utiliza a combinação de estratégias para a construção de conceitos fundamentais. Uma dessas estratégias consiste na utilização do software educacional GeoGebra na construção, planificação e animação do dodecaedro, cujas atividades serão direcionadas a estudantes do componente curricular “Matemática” referente ao 2º ano do ensino médio. Serão realizados três encontros com o objetivo de exibir seus conhecimentos sobre “Poliedros” antes, durante e depois da evolução da pesquisa. No primeiro encontro presencial será realizada a 1ª investigação diagnóstica objetivando identificar o conhecimento prévio com relação ao tema proposto, utilizando para tal, um questionário contendo 20 perguntas versando sobre o tema em estudo, impresso e aplicados aos estudantes. Num segundo encontro presencial no laboratório de informática da Escola Estadual Professor Vicente Monteiro – Caruaru/PE, será apresentado a ferramenta e sua utilização pelos estudantes através do Software GeoGebra as atividades propostas ou seja construção, planificação e animação do dodecaedro. No terceiro encontro presencial será realizada a 2ª investigação diagnóstica objetivando identificar o conhecimento desenvolvido após interação com o software que deverá ser aplicado o mesmo questionário contendo 20 questões versando sobre o tema em estudo, impresso e aplicados aos estudantes, seus resultados deverão apresentados neste trabalho. Palavras chave: Poliedros; Dodecaedro; GeoGebra.


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.