MÍDIAS PARA EAD: SIMULADORES E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO DE FÍSICA EM TÓPICOS DE CINEMÁTICA

THAYNARA CARVALHO DE FARIA MARQUES, Ademar da Luz Filho, Cairo Dias Barbosa

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo apresentar contribuições das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) referentes, em especial, ao estudo da disciplina de Física, na perspectiva de criar mecanismos favoráveis ao processo de ensino-aprendizagem, considerando as particularidades da Educação a Distância (EaD). De tal forma, elencam-se aqui características peculiares do uso de simuladores no ensino-aprendizagem de conteúdos de Física, usando como exemplo animações disponibilizadas no Software Livre de Modelagem Matemática Modellus, considerando a possibilidade de utilização das mesmas em aulas para turmas da modalidade de ensino à Distância com foco na teoria da aprendizagem por descoberta em tópicos de Cinemática. Para este fim, fez-se um estudo bibliográfico acerca das várias maneiras de se utilizar tal tecnologia, com foco nos aspectos e práticas pedagógicas, apresentou-se o perfil básico do Software a ser utilizado, para, por fim, apresentar duas propostas de atividades educacionais que visam a promoção de maior interatividade do aluno com o conteúdo a ser abordado, de forma a oferecer um aprendizado lúdico e dinâmico.  Observou-se que é possível oferecer ao aluno um ambiente virtual de aprendizagem (AVA) estimulante, onde o educando se sinta motivado a aprender os mais diferentes assuntos inerentes às Ciências Exatas como um todo, mas especificamente a Física. Este ambiente proporcionaria principalmente a aprendizagem por descoberta, resultado da interatividade entre aluno e fenômeno e/ou objeto estudado. Entende-se, contudo, que este é apenas um exemplo do potencial da inserção das novas tecnologias da Informação e Comunicação no contexto educacional, em especial no que diz respeito à educação a distância.

 


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