DOCÊNCIA E PROFISSIONALIDADE: A FORMAÇÃO DE EDUCADORES NA ESCOLA JUDICIAL DO TRIBUNAL DO TRABALHO DA SEXTA REGIÃO

VERONICA TAVARES CAVALCANTI, TARGELIA DE SOUZA ALBUQUERQUE, MARIO DOS SANTOS DE ASSIS, ANA ELIZABETH JAPIÁ MOTA, ROSA COSTA

Resumo


O presente artigo busca descrever o processo de concepção, construção, desenvolvimento e avaliação do projeto de curso de formação pedagógica de professores-educadores de uma instituição do poder judiciário trabalhista brasileiro. Os fundamentos teóricos acerca da educação emancipatória, crítica e humanizadora, e o papel do educador em contexto de transformações sociais e das novas Tecnologias da Informação (TI), pautaram a concepção do projeto, garantindo a construção de competências que inter-relacionassem as dimensões política, técnica, ética e estética da ação docente, com prática pedagógica articulada a práxis laboral. O pressuposto de que a educação formal pode manter uma relação simbiótica com a Educação a Distância (EAD) com o intuito de garantir ambientes colaborativos de aprendizagem, capazes de integrar competências e habilidades cognitivas e socioemocionais, que norteou os processos metodológicos. A ação foi desenvolvida em seis módulos, com total de 130 horas privilegiando vivências práticas dos conteúdos, adotando o processo de ação-reflexão-ação, estimulando os discentes a um contato direto com estratégias de ensino. O curso formou 26 professores, proporcionando possibilidades na articulação entre educação e tecnologias na formação e atuação de educadores/profissionais, bem como na construção de aprendizagens que aliem docência e desenvolvimento profissional em processos humanizadores e emancipatórios que norteiam o projeto.

Palavras-chave: Formação Profissional. Educação Emancipatória. Novas Tecnologias Educacionais.


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