POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PARA O DOMÍNIO DAS TECNOLOGIAS

Pedro Bruno Silva Lemos

Resumo


Pedro Bruno Silva Lemos (UNILAB – pedrolemos@unilab.edu.br)

Ana Célia Lopes Cavalcante (UNILAB – anaclcavalcante@gmail.com)

Antonio Leonardo Moreira de Aquino (UNILAB – leonardoaquino1986@outlook.com)

Bárbara Eleodora Santiago Gomes (UNILAB – barbara@unilab.edu.br)

Júlio César Lopes de Oliveira (UNILAB – Juliolopes1110@gmail.com)

Lisimére Cordeiro do Vale Xavier (UFC – lisirobert@yahoo.com.br)

Maria Jucilene Freire Lopes Marinho (SEDUC – jucilenef@gmail.com)

Maria Ravelly Cordeiro Xavier (UNILAB – ravellyxavier@yahoo.com.br)

Renata Primo de Sousa Paz (UNILAB – renataprimo@unilab.edu.br)

Antônio Roberto Xavier (UNILAB – roberto@unilab.edu.br)

Resumo:

Este trabalho tem como objetivo abordar as políticas públicas como ações e programas proporcionados pelo Estado visando atender as demandas relacionadas com a educação e o domínio das tecnologias com qualidade, universalidade e gratuidade. Em seguida, discorre-se sobre a função e o papel do poder público como responsável e construtor de espaços visando à participação direta, indireta e representativa, nos quais a sociedade civil possa atuar efetivamente na definição, gestão, execução, fiscalização e acompanhamento de políticas públicas educacionais e de suas tecnologias. Demonstra-se que o fomento às políticas públicas de educação e o domínio suficiente das tecnologias em geral e digitais deve ser direcionado aos agentes educacionais com a meta de formá-los e capacitá-los dentro de uma dinâmica multiplicadora constante e atualizada. Para tanto, as ações de educação e inclusão digitais nos estabelecimentos de ensino devem ser proporcionadas com maior amplitude e efetividade. É racional esclarecer que esta escrita é de cunho qualitativo e teórico com método indutivo e de análise bibliográfica. Por fim, apresenta-se como resultados parciais que o sucesso das políticas públicas de educação e inclusão digitais nas escolas está condicionado ao engajamento não só dos professores, mas de toda comunidade escolar e, principalmente, do envolvimento geral dos agentes educacionais.

Palavras-chave: Políticas Públicas; Educação; Tecnologias.

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