EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - TECNOLOGIA, TUTORIA PRESENCIAL E A DISTÂNCIA: UM TRABALHO COLETIVO PROMOVENDO APRENDIZAGEM DE QUALIDADE

Osana Santana Prado Fonseca

Resumo


Resumo: O interesse em pesquisar o proposto trabalho deu-se durante atuação no curso de Artes Visuais a distância da Universidade de Brasília, como tutora presencial por dois anos e meio e na sequência à distância, com intuito de analisar as particularidades e o envolvimento dos tutores em suas atribuições no processo deste sistema educacional. O objetivo do estudo é demonstrar a modalidade de Educação a Distância que avança no atual cenário brasileiro, promovendo oportunidades na formação a indivíduos que não tem acesso ao ensino acadêmico presencial.  Enfoca-se as características e possibilidades para a formação de pessoas que buscam uma educação qualificada, mas sem acessibilidade às instituições superiores presenciais, aborda-se a função da tutoria no processo de ensino e aprendizagem. A Educação a distância é norteada por tecnologias, pelas quais os docentes e discentes interagem à distância, essa mediação pedagógica é transmitida por meio de ferramentas como Web conferência ou fórum na plataforma Modlle. A metodologia utilizada é de caráter exploratório, o estudo consiste em uma pesquisa bibliográfica que dialoga com os autores: COSTA; MARINS (2011), MORAN (2007), ARETIO (2001), dentre outros. As investigações são importantes para que os profissionais do ensino virtual seja conhecedor de mecanismos implicados na educação a distância e busca contribuir para estudos futuros e pesquisas na área da Educação a Distância. Nota-se  através desta pesquisa que o tutor da Educação a distância pode ser um professor, mediador, educador, orientador, ajudador e motivador do aluno, por isso é necessário analisar seu papel e a influência que tem sobre seus alunos.

Palavras-Chave: Tutoria; Educação a Distância; Tecnologias; .


Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.