TECNOLOGIAS DIGITAIS E A FORMAÇÃO E ATUAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA

Robson Cardoso, William Albert Silva

Resumo


Os avanços tecnológicos e a consequente disseminação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) modificaram os processos de criação e transmissão musical tornando acessíveis a um número maior de pessoas o registro e a disseminação de um trabalho musical. Professores de música devem estar atentos a estes avanços e terem as tecnologias como ferramentas a serem utilizadas nas aulas, a fim de promover, facilitar e compreender os processos musicais nos quais seus estudantes estarão envolvidos. Sensível a esta realidade, o presente artigo apresenta duas investigações sobre o uso da TICs pelos bolsistas do subprojeto Musicando a Escola, do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID), vinculado ao curso de Licenciatura em Música da xxxxxxxxxxx e os recursos tecnológicos disponíveis às aulas de música nas escolas parceiras do PIBID. O processo metodológico adotado centra-se em uma investigação qualitativa através da análise das postagens do Blog do subprojeto e da aplicação de questionários dirigida aos bolsistas, aos quais buscarão coletar os dados a serem analisados. Ambas as investigações se inserem nas ações do Grupo de Pesquisa xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx que tem como contexto de investigação escolas da rede pública da cidade de xxxxxxxxxxxx. Como resultado parcial, verifica-se que as escolas locais estão em processo de informatição e isso tem viabilizado o trabalho dos bolsitas, com o uso das TIC’s e os recursos tecnológicos. Entretanto, é necessário que os licenciandos sejam capacitados a utilizar as tecnologias digitais de modo a contribuir mais efetivamente para as aprendizagens musicais dos estudantes.


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