Com a temática “Redes colaborativas: sujeitos, saberes e tecnologias na educação a distância”, o EnPED 2012 objetiva constituir uma rede de pesquisadores em educação a distância (EaD), integrando contribuições de diferentes estudos e investigações (já realizados, em desenvolvimento ou que venham a ser desenvolvidos) direcionados para as implicações diretas e indiretas da implementação de cursos pela modalidade educação a distância, tendo em vista a melhoria da qualidade da produção científica e tecnológica em EaD, bem como das tecnologias educacionais envolvidas.
Dentre os principais propósitos a serem alcançadas com o evento acadêmico, científico e social, objetiva-se sedimentar o intercâmbio entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros envolvidos com investigações em EaD, além de divulgar conhecimentos e produções em Educação a Distância, no que tange à gestão, docência, aprendizagem e a mediação tecnopedagógica. Busca-se, portanto, contribuir para a melhoria da qualidade da educação nos dias atuais por meio de debate coletivo sobre a modalidade de Educação a Distância e o processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias digitais.
A constituição da Rede de Pesquisadores da Educação a Distância (rEaD-Pq), a partir do EnPED, fomentaria análises das particularidades desse campo de investigação e propondo uma rede de grupos de pesquisas da área a partir da maior colaboração e articulação entre os pesquisadores envolvidos com a temática.
Como objetivos específicos para o encontro proposto, temos:
a) Aproximar e promover o intercâmbio entre os grupos de pesquisadores e educadores envolvidos com a EaD, bem como maior integração das instituições dos pesquisadores;
b) Divulgar pesquisa, práticas e experiências de EaD da UFSCar e de outras instituições de ensino;
c) Socializar o conhecimento especializado produzido na área de EaD, por meio da discussão de resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos em diferentes instituições e grupos;
d) Promover reflexões sobre ações de planejamento/organização da EaD, docência/ensino na modalidade, tecnologias/materiais didáticos e estudantes/aprendizagem na EaD;
e) Fomentar o relato, o debate e a socialização de pesquisas, estudos e práticas pedagógicas, que contribuam para a produção de conhecimentos sobre a modalidade de educação a distância e uso de recursos tecnológicos.
Público Alvo
O EnPED 2012 destina-se a professores, pesquisadores e estudantes de pós-graduação envolvidos com atividades de investigação científica sobre educação a distância (EaD).
Configuração do evento
O EnPED 2012 está sendo organizado em duas etapas: uma virtual e outra presencial. Na Etapa Virtual, especialistas promoverão sessões de debate temático pelo ambiente virtual, com o apoio de moderadores/animadores na mediação das discussões. Ao final do período dos debates virtuais serão feitas sínteses das discussões para apresentação nas mesas-redondas presenciais. A Etapa Virtual ocorrerá no período de 10 a 20 de setembro de 2012.
A parte presencial do EnPED 2012 terá mesa-redonda e apresentação de trabalhos em pôsteres e comunicação oral, além de outras atividades (lançamento de livros, apresentação cultural etc.). Os organizadores do evento pretendem transmitir as apresentações do evento também por webconferência. A Etapa Virtual ocorrerá no período de 21 e 22 de setembro de 2012, em São Carlos – SP.
Datas importantes
- Etapa virtual: 10 a 20 de setembro de 2012
- Etapa Presencial: 20 a 22 de setembro de 2012
- Inscrições: 20 de junho a 20 de setembro de 2012
- Envio de trabalhos: 2 a 22 de julho de 2012
Realização
Apoio