A APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA EM UM CURSO SUPERIOR DE MÚSICA: UMA ABORDAGEM ETNOGRÁFICA ENTRE ESTUDANTES

Fabiano Lemos Pereira

Resumo


Esta pesquisa tem como objetivo delinear um panorama do atual ensino da música no Brasil entre instituições de nível superior, envolvendo estudantes que utilizam a internet como principal meio de ensino-aprendizagem no contexto da educação a distância (EAD). Por meio de uma pesquisa etnográfica, foram entrevistados alunos envolvidos com a EAD. Para a realização da pesquisa, (1) será feita observação participante como aluno na disciplina “Educação a distância para educação musical 1” na universidade “U” e (2) alunos participaram de entrevista aberta nos polos presenciais. O referencial teórico inicial para a pesquisa constitui-se das contribuições de Michael Moore (Teoria da distância transacional), Pierre Levy (conceito de Cibercultura e música tecno), Daniel Mill (quatro elementos necessários à educação) e Daniel Gohn (aprendizagem de percussão através de ambiente virtual de aprendizagem).

Palavras-chave


Educação musical a distância, aprendizagem de música a distância, caracterização do estudante virtual, aluno EAD, Aprendizagem a distância

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.