PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DE ALUNOS NO USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM INTERATIVOS QUE SIMULAM SITUAÇÕES-PROBLEMA NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA USP/UNIVESP

Ivan Pagnossin, Carolina Costa Cavalcanti, Roberta Soledade, Gil da Costa Marques

Resumo


Neste trabalho analisamos a participação e desempenho de alunos no uso de objetos de aprendizagem (OA) interativos na disciplina de Dinâmica do Movimento dos Corpos, do curso semipresencial de graduação em Licenciatura em Ciências da USP/Univesp. O objetivo desta pesquisa foi levantar dados que nos permitam definir estratégias para maximizar a participação e o desempenho (aprendizagem) dos alunos no uso dos OA do curso. Os OA interativos analisados neste trabalho foram desenvolvidos a partir de situações-problema que deveriam ser resolvidas a partir de conhecimentos dos conteúdos trabalhados na disciplina. A metodologia utilizada para a análise foi feita com base nas participações dos alunos nos fóruns (análise qualitativa) e pelos registros de acesso e desempenho dos alunos nos OA (análise quantitativa). Dividimos a análise em duas partes: na primeira metade da disciplina os OA foram apresentados na forma de atividades complementares (sem pontuação), enquanto na segunda metade da disciplina os OA contabilizaram pontos na média. Por meio deste método, identificamos pontos de melhoria no desenvolvimento e na implantação dos OA, bem como do próprio curso.

Palavras-chave


Educação a Distância, Objetos de Aprendizagem Interativos, Univesp, USP.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.