FORMAÇÃO DE PROFESSORES A DISTÂNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIAS

Liana Barcelos Porto, Miguel Alfredo Orth

Resumo


Este trabalho pretende discutir duas experiências de formação de professores na modalidade a distancia. Uma de tutoria em uma licenciatura pela UAB-UFPEL e outra na Disciplina de Políticas Publicas pela Unilasalle. Do ponto de vista metodológico, nos valemos da pesquisa-ação, uma vez que os autores da comunicação analisam experiências vividas, ao mesmo tempo em que buscam qualificar sua ação educativa. O trabalho se divide em duas partes - considerações acerca da educação à distância e o papel da mediação interativa nesse processo. Quanto aos resultados, podemos afirmar que a educação a distância é uma ferramenta de grande valia para uma aprendizagem colaborativa, mas isto implica uma constante tomada de consciência do seu fazer pedagógico; os discentes não querem mais ser meros expectadores do processo educativo, querem fazer parte deste, ver sua identidade, suas dúvidas e anseios sendo provocações a serem discutidas, levando assim a uma construção pessoal de respostas, e não algo pronto e acabado.

Palavras-chave


Educação à distância – Formação de Professores – Processos de Interação à Distância.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.