TUTOR É PROFESSOR: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Flávio Américo Tonnetti

Resumo


Com o advento da Educação Virtual à Distância, e a utilização das TIC, o papel do professor transformou-se. Nos modelos correntes de Ensino a Distância, nos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pelas universidades brasileiras privadas e públicas – no contexto da UAB – o papel do professor configura-se cindido. Isto porque as atribuições do “antigo” professor da modalidade presencial, antes concentradas na figura de um único sujeito, apresentam-se agora de modo tripartido representado nas figuras do professor-autor, responsável pela escrita do material textual de apoio ao estudante; do professor-apresentador, que grava as videoaulas assistidas pelos alunos; e, por fim, do professor-tutor, que acompanha as atividades dos alunos no ambiente virtual, fazendo as correções e dando as devolutivas. São poucos os casos em que as funções estão reunidas na figura de um mesmo sujeito, nos demais, a função de atendimento e interface junto aos alunos – feito pelo tutor – não é reconhecida como atribuição professoral.

Palavras-chave


professor-tutor, Educação a Distância, profissão docente, plano de carreira.

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