INTERAÇÃO TUTOR-ALUNO NO CASO DA DISCIPLINA MATEMÁTICA PARA ADMINISTRADORES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CESAD/UFS

Bruna Monalisa, Márcio Batista Santos, Michely Santos Araujo, Ayslan Jorge Santos de Araujo

Resumo


Há uma dificuldade na comunicação e interação entre tutores à distância e alunos em disciplinas que envolvem cálculos. É necessário analisar os processos pelos quais ocorre esta interação e sua influencia na aprendizagem dos alunos. Este artigo objetiva elaborar um perfil da interação tutor-aluno estabelecido na plataforma MOODLE do Centro de Educação Superior a Distância (CESAD/UFS) na disciplina Matemática para administradores no período 2012.1. Foram coletados textos, mensagens, fóruns, chats e atividades na plataforma MOODLE, seguida de analise de discurso qualitativo e elaboração de quadro com as principais dificuldades e as possibilidades de melhoria da interação tutor-aluno. A ausência de uma ferramenta que possibilite a inclusão de fórmulas e símbolos matemáticos na plataforma MOODLE é uma das dificuldades apresentadas no processo de comunicação dessa disciplina. A inserção de tal ferramenta possibilitaria uma melhoria no aprendizado, o desenvolvimento de habilidades e a assimilação de conceitos pelos alunos.

Palavras-chave


Processos de comunicação, matemática, plataforma MOODLE.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.