O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE ESTUDO NO AMBIENTE VIRTUAL MOODLE: REFLEXÕES E RESULTADOS A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA TEÓRICO-PRÁTICA

Ana Paula de Lima Rodrigues, Taís Fim Alberti

Resumo


O presente artigo é resultado das discussões e reflexões críticas produzidas no âmbito da disciplina Educação em Ciências Sociais e Humanas mediada por tecnologias educacionais em rede ofertada a alunos da graduação da modalidade presencial do Centro de Ciências Sociais e Humanas, como experiência de integração de modalidades educacionais na Universidade Federal de Santa Maria, no segundo semestre de 2011. Ele pretende mostrar sob a orientação teórico-metodológica da Teoria da Atividade como foram desenvolvidas as Atividades de Estudo (AE) através da plataforma de ensino-aprendizagem Moodle e seus recursos. A tecnologia apresentou-se como mediadora do processo demonstrando que os recursos tecnológicos podem atuar como facilitadores do processo de ensino-aprendizagem, desde que assentados em objetivos educacionais claros e na orientação e acompanhamento constante do docente.

Palavras-chave


Atividade de Estudo – Moodle - Educação mediada por tecnologias de informação e comunicação – Docência

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.