AS NOVAS TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DE NÍVEL MÉDIO EM ENFERMAGEM

Fernanda dos Santos Nogueira de Góes, Rosângela Andrade Aukar de Camargo

Resumo


Investigou-se produção de conhecimento sobre uso de tecnologia educacional para educação profissional de nível médio em enfermagem. Realizou-se revisão integrativa da literatura utilizando os descritores “Computer Assisted Instruction”, Software, Tecnologia Educacional, “Educação Profissionalizante” e Enfermagem, publicados entre 2000 a 2010. Localizou-se 97 publicações, das quais 08 foram analisadas. Observou-se a predominância de ensino de conteúdos técnicos do cuidado e uso de simulações, denotando avanço científico no uso da informática em enfermagem. Percebeu-se lacuna de pesquisas nessa temática que abordem o ensino reflexivo, apesar do contingente de 80% de trabalhadores de enfermagem ser formado por auxiliares/técnicos. Considera-se que o desenvolvimento de tecnologias educacionais pode contribuir para a formação de profissionais de nível médio em enfermagem pautada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave


Enfermagem; Educação Profissionalizante; Tecnologia Educacional; Revisão.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.