BASE DE CONHECIMENTOS DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO SOBRE A EDUCAÇÃO MUSICAL

André Garcia Corrêa, Daniel Mill

Resumo


Esta pesquisa tem como foco as particularidades dos saberes docentes de professores de Educação Musical na EaD, bem como suas adaptações  para ensinar virtualmente. Os objetivos específicos são: (1) Caracterizar o perfil do docente virtual de um curso de Licenciatura em Educação Musical a distância; (2) Identificar como acontece a aprendizagem da docência na EaD; (3) Apontar possíveis adequações e inovações metodológicas do docente virtual; e (4) Descrever a percepção do docente virtual de como ocorre o ensino de música na EaD. A pesquisa é qualitativa. Os procedimentos metodológicos foram: a) Aplicação de questionários; b) Entrevistas semi-estruturadas. O referencial teórico utilizado contempla EaD (Moore, Belloni, Mill, Kearsley, etc.), formação de professores (Shulman, Tardif, Perrenoud, Mizukami etc.) e produções recentes de EaD para Educação Musical (Krüger, Gohn, Carvalho, etc.).

Palavras-chave


Saberes Docentes, Formação de Professores, Docência Virtual, Educação Musical, EaD.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.