ANÁLISE DAS DIFICULDADES DE EDUCADORES E GESTORES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA VIRTUAL NO BRASIL E EM PORTUGAL

Daniel Mill, Hermano Carmo

Resumo


O objetivo da pesquisa era analisar comparativamente sistemas brasileiros e portugueses de educação a distância, identificando os principais desafios enfrentados por gestores de educação a distância (EaD). Analisar estratégias gestoras de sistemas de educação a distância portugueses para superação de dificuldades críticas e ainda vigentes nos modelos de educação a distância vigentes em universidades públicas brasileiras, com especial atenção aos aspectos: institucionalização da educação a distância, flexibilidade da proposta pedagógica e dos espaçotempos de ensino-aprendizagem, evasão/permanência nos cursos, uso de sistemas telemáticos, sistemas logísticos, implicações trabalhistas no teletrabalho e sistema de avaliação (rigor e burla). Metodologicamente, a análise partiu de uma matriz idealizada de gestão de sistemas de educação a distância, elaborada com elementos diversos: processos administrativos (planejamento, organização, direção e controle), recursos disponíveis (recursos humanos, materiais, financeiros e tecnológicos) e formação aberta/democrática (flexibilidade pedagógica com espaços e tempos adequados à formação personalizada). Como resultado da investigação, foram mapeadas algumas contribuições das experiências portuguesas de gestão em EaD para as emergentes experiências brasileiras. Evidenciaram-se contribuições referentes aos modelos de formação mais personalizados ao perfil do estudante, com atendimento aos estilos de aprendizagem de cada aluno; e, também, foi identificada uma organização da docência menos precarizada do que a organização docente que temos experimentado em sistemas de educação a distância brasileiros.


Palavras-chave


educação a distância; gestão de contextos de aprendizagem; tecnologias digitais de informação e comunicação; sistemas de EaD

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