O DIÁRIO REFLEXIVO NO ESTÁGIO DA PEDAGOGIA A DISTÂNCIA: ASPECTOS FORMATIVOS PARA PROFESSORES EM EXERCÍCIO

Ana Paula Gestoso de Souza, Adriana Helena Bueno, Ana Lucia Masson Lopes, Dirce Semensato, Elisa Gomes Magalhães, Rosa Maria Moraes Anunciato de Oliveira

Resumo


Investigamos de que maneira o Diário Reflexivo pode se configurar como uma ferramenta formativa, para alunos de um curso de Pedagogia a Distância que são professores atuando nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Analisamos registros feitos na ferramenta Diário por quatro alunas-professoras. Tendo como referência estudos sobre a formação de professores (Mizukami, Ramos) e sobre utilização de narrativas (Cunha), os dados foram descritos e analisados partindo de temas como: a conexão entre as vivências no estágio e as vivências enquanto professora; a interação entre a estagiária e a professora que recebe os estudantes; dificuldades do estágio e as reflexões conectadas com a teoria. Concluímos que o diário reflexivo se configura como um espaço pessoal, onde as alunas-professoras, ao teorizarem sobre suas experiências no estágio, puderam, também, refletir a própria prática e resignificar a profissão.

Palavras-chave


Formação de Professores; Diário Reflexivo; Aprendizagem da docência.

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