INTERAÇÃO EM AMBIENTE VIRTUAL: INFLUÊNCIA DOS ANDAIMES NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM LÍNGUA ESPANHOLA

Carla Maluf Tomazella

Resumo


A proliferação do uso didático da Internet tem proporcionado novo contexto de atuação para professores. Em rechaço à transposição do modelo de ensino presencial ao meio digital, especialistas sugerem que a adoção de novas tecnologias deve pautar-se em práticas pedagógicas apropriadas. O Sociointeracionismo  está na base da pedagogia do ensino ministrado em AVEAs por defender que a construção de conhecimento está condicionada à mediação social e à interação. O presente artigo apresenta pesquisa centrada no estudo de interações ocorridas em fóruns online de um curso a distância de Espanhol para Turismo com o objetivo de compreender o funcionamento dos fóruns, delimitando os tipos de andaimes mais recorrentes e suas funções no contexto analisado. Trata-se de pesquisa de cunho qualitativo-interpretativista, fundamentada por investigações sobre interação em fóruns online e ensino mediado por novas tecnologias. Os resultados evidenciaram uso intenso de andaimes, o que explicita o papel fundamental desempenhado pelos fóruns como espaço de socialização e nos permite concluir que o ensino online fundamentado na interação impulsiona a construção de conhecimento em língua estrangeira.

Palavras-chave


AVEA (Ambiente Virtual de Ensino-aprendizagem); língua espanhola; fóruns; interação; andaimes.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.