ABORDAGEM MULTIMÉTODO NA CONSTRUÇÃO DE UM INSTRUMENTO PARA COMPREENDER O OPERAR DA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Suzi Samá Pinto, Débora Pereira Laurino

Resumo


A presente pesquisa teve como objetivo compreender o operar da modalidade a distância a partir da percepção dos estudantes de graduação, por meio da elaboração/análise/reestruturação de um instrumento que se constitui pela abordagem multimétodos, numa opção metodológica permeada pela objetividade-entre-parênteses. A escolha dessa abordagem foi incitada pelo desejo de buscar o diálogo entre a análise qualitativa e quantitativa, através de seu entrelaçamento, explorando, assim, as diferentes perspectivas de cada uma, a fim de compreender e aprofundar os vários aspectos do fenômeno a explicar. Realizar esta pesquisa com base na Teoria da Biologia do Conhecer permitiu compreender que, para estudar esse operar nas instituições, é necessário estar imerso no fazer da educação a distância, ou seja, é necessário ser um observador implicado a fim de construir instrumentos, realizar analises e gerar um explicar argumentativo e consciente de sua corresponsabilidade.


Palavras-chave


Educação a Distância; Objetividade-entre-parênteses; Abordagem multimétodos.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.