A EaD CONTRIBUI PARA A DEMOCRATIZAÇÃO DO ACESSO À EDUCAÇÃO PÚBLICA?

Renata Gomes da Silva, Eloiza Gomes de Oliveira

Resumo


O estudo tem como objetivo apresentar os resultados de um trabalho de pesquisa junto a duas universidades públicas federais do estado de Minas Gerais, delineando alguns conceitos sobre a democratização do ensino e seus efeitos no contexto da educação a distância, verificando a contribuição da EaD para democratização do acesso a educação pública no Brasil. Para melhor entendermos a relação da EaD com a Democratização no atual cenário das NTICs, foi aplicada um questionário com 14 perguntas, a um grupo de 93 professores tutores dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia e Matemática da Universidade Federal Ouro Preto UFOP e Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Neste ensaio apresentaremos às análises de apenas duas questões ligadas a democratização. Para tanto foi realizado o levantamento de informações referentes ao Projeto Político Pedagógico das instituições, associado à concepção-impressão que professores e tutores têm sobre a EaD, a fim de responder a questão de pesquisa. A metodologia utilizada foi amostra por conveniência. Os resultados preliminares serão apresentados neste ensaio.

Palavras-chave


Políticas Públicas, Educação a Distância, Democratização, Novas Tecnologias da Informação e Comunicação.

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