COMPETÊNCIAS PEDAGÓGICAS: O “OLHAR” DO TUTOR PRESENCIAL DO SISTEMA DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Rosimeire dos Santos, Stelamary Aparecida Despincieri Lahan, Leandro Osni Zaniolo

Resumo


O presente artigo objetiva verificar o “olhar” do tutor presencial no que se refere às competências pedagógicas exigidas para o exercício da função pelo Sistema da Universidade Aberta do Brasil. Para este estudo utilizou-se da metodologia qualitativa e quantitativa analisando os seguintes aspectos: descrição do papel do tutor no seu sentido mais amplo; a importância do seu papel; as diversas competências necessárias para a prática; análise dos documentos institucionais utilizados para treinamento e capacitação e a visão dos tutores sobre a dimensão pedagógica. Para levantamento da importância que os tutores delegam para a competência pedagógica aplicou-se um questionário on-line pela ferramenta Google Doc’s. Após a análise dos dados foi possível observar que as competências pedagógicas propostas são de essencial relevância na ação dos tutores, porém podemos inferir que conhecer qual a relevância dada pelo tutor a essas competências amplia o conhecimento sobre a prática da tutoria e pode auxiliar os processos de formação do tutor.

Palavras-chave


Tutoria, Competência Pedagógica, Educação a Distância.

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