CARACTERÍSTICAS, AVALIAÇÕES E COORDENADORES DE POLO NOS POLOS PRESENCIAIS DA REGIÃO SUL

Monica Pagel Eidelwein, Dilce Eclai de Vargas Vicente, Celso Costa, Maria Renata da Cruz Duran, Tatiana de Lourdes Massaro

Resumo


Neste artigo trata-se da educação a distância, procurando identificar a estrutura e o funcionamento dos polos de apoio presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil e também o perfil dos coordenadores de polos presenciais, a partir de uma análise coletiva dos instrumentos oficiais de avaliação aplicados a estes polos presenciais. Para tanto, utilizou-se de pesquisa in locu e entrevistas. O recorte apresentado neste artigo é introdutório e se situa num estudo mais amplo, realizado em três regiões brasileiras Nordeste, Norte e Sul, liderado pelo Grupo “Formação docente e tecnologias de informação e comunicação”, ligado ao Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino da Universidade Federal Fluminense. O ponto de partida conta com informações apresentadas no Censo Escolar de 2008, nos Censos do Ensino Superior de 2000 e 2010 e no SisUAB de 2012. Num segundo momento, as entrevistas com coordenadores, segundo a perspectiva de António Nóvoa de definir uma trajetória profissional docente, nos serviram de base. E, finalmente, a experiência das visitas cruzadas, como metodologia de pesquisa participativa, foi abordada.

Palavras-chave


Sistema Universidade Aberta do Brasil. Polos de apoio presencial. Coordenadores de polos. Avaliação de polos UAB. Políticas públicas de formação de professores.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.