AMBIENTES DE APRENDIZAGEM ALIADOS À PRÁTICA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO, NO CONTEXTO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, ANO 2011

Antonio Luiz Santana

Resumo


Apresenta-se um estudo exploratório de utilização do Ambiente de Aprendizagem Moodle. Teve como objetivo promover uma reflexão em torno da integração de Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto educacional, tais como, os Ambientes de Aprendizagem baseados na Internet, com a finalidade de apoiar práticas de Gestão da Construção do Conhecimento. A realização da pesquisa compreendeu a aplicação de questionários, a execução de atividades no Ambiente e a análise de relatórios de acesso dos participantes, com dados fornecidos pelo uso da Plataforma.  Como resultado, verificou-se que a utilização do referido Ambiente nos cursos presenciais tem sido uma alternativa viável. Trata-se de uma importante contribuição para o efetivo funcionamento de cursos, a princípio, essencialmente presenciais. Implica um grande desafio, o de mobilizar professores e alunos, no sentido de criar momentos de construção coletiva do conhecimento.

Palavras-chave


Ambientes de Aprendizagem; tecnologias de informação e comunicação; gestão do conhecimento.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.