FERRAMENTAS DE ESCRITA COLABORATIVA DA WEB 2.0 E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA POR COMPUTADOR: CONSTRUÇÃO E RESSIGNIFICAÇÃO DO CONHECIMENTO ON-LINE

Júlio Resende Costa

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar as ferramentas de construção colaborativa que emergiram com a Web 2.0, tendo como foco o Google Docs e suas implicações nos processos pedagógicos mediados por computador. Este trabalho apresenta enfoque qualitativo. Considerando os procedimentos utilizados, classifica-se como estudo descritivo estruturado na pesquisa bibliográfica. A mediação pedagógica por computador, tendo como ferramenta de trabalho o Google Docs, produz resultados surpreendentes na aprendizagem dos alunos. O conhecimento construído de forma coletiva refina a estrutura cognitiva, eleva a autoestima e estimula novas produções. As interações e comunicações estabelecidas por este aplicativo web permite que os usuários construam e reconstruam seus saberes, ressignificando informações e produzindo conhecimento de forma autônoma, responsável e colaborativa.


Palavras-chave


Web 2.0. Mediação por computador. Ferramentas colaborativas.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.