INTERAÇÕES ENTRE A UNIVERSIDADE E ESCOLAS – PROGRAMA DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES ONLINE

Luciana Cristina Cardoso, Aline Reali

Resumo


Apresentam-se dados iniciais de uma pesquisa-intervenção em desenvolvimento, vinculada ao “Portal dos Professores” da UFSCar. Por meio de um ambiente de formação online, envolvendo formadores da universidade, professoras experientes de escolas (mentoras) e estudantes de Licenciatura em Pedagogia na modalidade a distância, pretende-se construir um espaço híbrido de aprendizagem profissional da docência. A pesquisa se pauta no trabalho colaborativo, de parceria e planejamento de aprendizagens mútuas tendo em vista a superação de dilemas concretos (COLE & KNOWLES, 1993). Os instrumentos de coletas de dados serão as narrativas escritas e as atividades desenvolvidas pelos participantes. Dados iniciais indicam as expectativas dos participantes em relação ao projeto e a possibilidade de essa iniciativa indicar um novo caminho para a formação de professores, evidenciando as contribuições e os limites de um programa de formação online que considera interlocução de professores em diferentes fases da carreira.

Palavras-chave


formação de professores; comunidades virtuais; trabalho colaborativo.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.