O DESAFIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA AMAZÔNIA: UM ESTUDO DE CASO

Ketlen K. Teles Lucena, Luzinaldo Barreiros de Moura, Selma Maria Silva do Nascimento, Adenilson Roberto de Oliveira Filho, Gisele Gomes de Souza, Walfredo da Costa Lucena Filho

Resumo


A Amazônia é caracterizada pela grandiosidade de seus recursos naturais e imensa biodiversidade. Porém, a realidade dos habitantes desta região e seus desafios diários ainda são pouco conhecidos pelo restante do país. Devido ao isolamento geográfico da maioria dos municípios do Amazonas, cujo acesso muitas vezes é realizado somente por via fluvial, existem enormes dificuldades econômicas e sociais que impedem que a população usufrua de direitos básicos como saúde e educação. Tendo em vista estes desafios, a Universidade Federal do Amazonas, através de seu Centro de Educação a Distância (CED), oferece a dezessete municípios do estado do Amazonas (polos) cursos de graduação na modalidade à distância. Esta oportunidade representa muitas vezes a única chance de estudantes destas localidades remotas de ingressarem em um curso de nível superior gratuito e com bons índices de qualidade. Neste sentido, o artigo propõe-se a descrever, através de um estudo de caso, a experiência da implementação do curso de bacharelado em Administração Pública.

Palavras-chave


Educação superior; Educação a distância.

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