SOBRE OS ALUNOS DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA A DISTÂNCIA: O SONHO DE (NÃO) SER PROFESSOR

Silvana Claudia dos Santos

Resumo


Este artigo, fruto de uma pesquisa de doutorado, tem por objetivo apresentar e discutir as perspectivas de alunos iniciantes com relação ao curso de Licenciatura em Matemática oferecido pelo Consórcio CEDERJ (Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro). A pesquisa é qualitativa e constata que os estudantes que ingressam nesse curso o veem como uma alternativa para melhorar a sua condição social, econômica e intelectual. A partir da análise dos dados, coletados por meio de entrevistas junto a estudantes de diferentes polos regionais, fica evidente que boa parte desses alunos não opta por cursar essa licenciatura visando o exercício da docência. Assim, concluo que investigar quem são os estudantes que ingressam na Licenciatura em Matemática torna-se fundamental para compreender o desenvolvimento do curso, pois o desejo ou não de ser professor, bem como as perspectivas dos licenciandos podem interferir no processo formativo e justificar os resultados obtidos.

Palavras-chave


Educação Matemática, Educação a Distância, Formação de Professores, Consórcio CEDERJ.

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