CONSIDERAÇÕES SOBRE O PROJETO E-JOVEM (SEDUC/CE) A PARTIR DOS CONCEITOS DE BROADCAST E INTERATIVIDADE

Demetrius Oliveira Tahim, Maria Inês Detsi de Andrade Santos

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar o Projeto e-Jovem do Governo do Estado do Ceará, que oferta o curso técnico em Tecnologia da Informação para concludentes e egressos das escolas públicas estaduais, propondo uma formação com metodologia à distância e se utilizando de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para este propósito. Pretendemos fazer uma análise crítica do referido projeto, na medida em que tentaremos verificar se ele propõe uma modalidade de educação a distância (EAD) que permite a colaboração e a construção coletiva do conhecimento ou se está baseado no modelo broadcast. Para atingir tal fim, foi criado um questionário on-line, destinado a alunos do Módulo I do projeto na cidade do Crato/CE, com perguntas que pretendiam verificar a intensidade da interatividade no AVA. Depois disso, foram feitas visitas às escolas estaduais onde o Projeto ocorre, com o intuito de verificar se as respostas dadas condizem com a prática dos alunos que atuam na plataforma.

Palavras-chave


Interatividade. Broadcast. Projeto e-Jovem.

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