A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS CURSOS DE PEDAGOGIA PRESENCIAIS E A DISTÂNCIA: ALGUMAS REFLEXÕES

Sandra Regina dos Reis Rampazzo, Okçana Battini

Resumo


As discussões acerca da formação de professores para atuar na educação básica se acentuaram na década de 90 em função da promulgação da LDB nº 9394/96. A partir desse período tem se refletido o contexto social, legal e político que envolve essa mudança, com o fim de se construir diretrizes para formação dos professores. Essas mudanças são traduzidas em resoluções e regimentos que nem sempre atendem às expectativas dos educadores e da sociedade em geral. Assim, esse trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores em formação de um curso de pedagogia a distância e tem como objetivo analisar os princípios necessários que fundamentam a formação desses professores, tanto a distância como presencial, partindo do histórico do curso e das discussões que alentaram as diretrizes do curso de Pedagogia instituídas pela Resolução CNE / CP nº 01 de 15 de maio de 2006. Com vistas a conhecer um pouco mais esse contexto, sem a pretensão de esgotá-lo, essa reflexão centra-se na docência e em aspectos como os saberes do professor, a articulação teoria e prática, a pesquisa e a formação reflexiva do professor. Aborda ainda, a formação do pedagogo na modalidade presencial e na modalidade a distância, apresentando uma breve reflexão sobre aspectos a serem observados na formação desse profissional a distância. Os cursos de Pedagogia ofertado na modalidade à distância, absorvem aspectos semelhantes aos cursos ofertados na modalidade presencial. Porém, a formação do professor a distância exige outros cuidados e reflexões, como a familiarização e o domínio da tecnologia; atenção especial às atividades que evolvem práticas como os estágios; envolvimento da figura do tutor; a comunicação mediada pelas tecnologias; a mudança dos papéis do professor e do aluno; a construção da autonomia do aluno, entre outros aspectos.

Palavras-chave


Formação de professores; Pedagogia; Educação a Distância.

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