A AULA: ANÁLISE DIDÁTICO-PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM

Durcelina Ereni Pimenta Arruda

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo analisar as aulas ministradas na disciplina de Didática de cursos de Pedagogia presencial e a distância de Instituições Públicas Federais localizadas nas regiões sudeste, centro-oeste e nordeste, na perspectiva dos alunos, de modo a entender as estratégias didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores quanto a: Sistemas de conteúdo, atividades de ensino e aprendizagem, Método de Ensino, Ambiente Educacional e avaliação da aprendizagem. Para o desenvolvimento desse trabalho faremos uso da metodologia do tipo etnográfica. A etnografia é uma perspectiva de pesquisa que supõe a presença prolongada do investigador no contexto social estudado, por meio de contatos diretos e densos realizados diretamente com os sujeitos envolvidos na pesquisa. A pesquisa etnográfica estará associada também a outros instrumentos de pesquisa que nos permitirá conhecer e selecionar as fontes e sujeitos de nossa pesquisa. Para tanto faremos uso da pesquisa quantitativa, uma vez que nosso universo será selecionado a partir de um levantamento amplo de Universidades Federais Públicas de três regiões do Brasil (sudeste, centro-oeste e nordeste) que oferecem o curso de Pedagogia em duas modalidades distintas: presencial e a distância. Por fim, esperamos com esta pesquisa compreender como os professores atuam em cursos presenciais e a distância, de que maneira suas práticas pedagógicas são vivenciadas e quais aproximações e distanciamentos existem nas diferentes modalidades de educação.

Palavras-chave


Educação a distância e presencial, Aprendizagem, Didática.

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