EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA, TRABALHO DIDÁTICO E PRÁTICAS NA TUTORIA

Dayse Martins Hora, Rosilene Ramos Gonçalves, Selma Libania dos Santos

Resumo


O texto traz resultados da pesquisa “Educação a Distância e trabalho didático: um estudo de práticas no Estado do Rio de Janeiro” desenvolvida na UNIRIO (apoio FAPERJ). Realizamos um recorte para discutir as práticas dos tutores presenciais com objetivo de refletir sobre o trabalho didático a partir de suas práticas no Curso de Pedagogia. A base metodológica foi a pesquisa bibliográfica e documental, aliada à coleta de dados com os tutores presenciais em dois momentos: o questionário e as entrevistas com os tutores presenciais. Serviram de categorias de análise os três elementos da organização do trabalho didático – a relação, a mediação e o espaço – utilizados por Alves (2002). Consideramos o quanto a denominação tutor não corresponde às atribuições que os tutores presenciais desempenham. Ao descreverem como organizam uma tutoria presencial, falam de seleção e organização de objetivos e conteúdos, materiais, bibliografias, enumerando o trabalho didático de qualquer professor.

Palavras-chave


Educação a distância, tutoria, trabalho didático

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