CONSIDERAÇÕES ACERCA DA FUNÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Juliana Cássia de Souza, Míriam Navarro de Castro Nunes

Resumo


A Educação a distância (EaD) representa, sob muitos aspectos, um grande avanço na educação, considerando que tal modalidade de ensino possibilita uma superação da limitação física existente no ensino tradicional, além de ser uma grande aliada no que diz respeito à utilização das Tecnologias da Informação (TICs) na área da educação. O presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a formação do docente que atua na EaD. Os dados levantados foram obtidos por meio de pesquisa bibliográfica fundamentando-se principalmente no conceito de “aprendizagem colaborativa”, sob uma perspectiva construtivista. Os resultados mostram que a EaD exige do docente uma atuação diferenciada para o ambiente virtual no qual ele deixa de ser o detentor do saber para assumir a posição de mediador, utilizando-se de diferentes estratégias e recursos tecnológicos para atender aos diferentes tipos de inteligência, observando os aspectos quantitativos e qualitativos do processo de aprendizagem.

Palavras-chave


Educação a distância, Formação docente, Construtivismo Professor Mediador, Avaliação.

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