AS VIDEOAULAS DE UM CURSO A DISTÂNCIA: OBSTÁCULOS DIDÁTICOS/PEDAGÓGICOS E SUAS IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM DO ALUNO

Eni de Faria Sena

Resumo


O crescimento vertiginoso da Educação a Distância (EaD) é uma realidade. Não existe uma única forma de EaD online, entretanto, a ampla utilização de videoaulas nos cursos expõe as tensões entre os avanços dos artefatos tecnológicos e a manutenção do paradigma educacional transmissivo incidindo sobre a qualidade dessa educação. Neste texto destaca-se o formato que utiliza a WEB transmite o conteúdo das disciplinas, pela Internet, por CD ou DVD, e disponibiliza o material impresso (digitalizado) por disciplina ou módulo. Esse modelo centrado em métodos instrucionais constitui-se em obstáculos didáticos e pedagógicos, interpondo-se na relação entre professor, aluno e conhecimento. Essa relação impessoal e automatizada desconsidera estilos e ritmos individuais de aprendizagem ignorando um dos princípios fundamentais que respondem pela qualidade da educação – o respeito à diversidade.

Palavras-chave


Educação a Distância - Videoaula. Obstáculos didáticos e pedagógicos. Interação.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.