UM OLHAR DA REGIÃO NORDESTE NA AVALIAÇÃO DOS POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL (UAB)

Deys Araújo da Silva, Marcos Roberto Fernandes Gurgel, Celso José da Costa, Maria Renata da Cruz Duran, Tatiana de Lourdes Massaro

Resumo


O presente estudo evidencia os polos presenciais e os coordenadores de polos presenciais da região Nordeste do Brasil, através de uma pesquisa participativa. Esta inclui o conhecimento do contexto em que os polos presenciais estão inseridos, os coordenadores de polos que deles participam, as avaliações oficiais que se faz destes polos. Os dados desta pesquisa foram se compondo numa trajetória que incluiu entrevistas pré-estruturadas, visitas cruzadas, acompanhamento em ambiente virtual, leituras e análises de dados.  Apresentamos neste artigo um panorama geral sobre a região Nordeste, o contexto educacional no qual os polos presenciais se localizam, traços do perfil dos coordenadores de polo e outras temáticas relacionadas, componentes do sistema Universidade Aberta do Brasil. A presente pesquisa é realizada pelo Grupo de Pesquisa “Formação docente e Tecnologias de Comunicação e Informação”, ligado ao Laboratório de Tecnologias Educacionais da Universidade Federal Fluminense.

 

 


Palavras-chave


Sistema Universidade Aberta do Brasil. Polo de apoio presencial UAB. Avaliação de polos. Formação continuada.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.