AVALIAÇÃO FORMATIVA NA EAD: O CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA FORMAÇÃO DE TUTORES

Carla da Conceição de Lima

Resumo


Nesta comunicação analiso a avaliação formativa oferecida no Curso de Capacitação para Formação de Tutores implementado pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Com base na metodologia de Avaliação por Triangulação de Métodos, desenvolvo um estudo de caso com enfoque avaliativo – por meio de observações, busca documental, acompanhamento dos fóruns e wiki – que permitiu verificar o indicador de eficácia para análise dos resultados. Tal indicador apontou que a formação oferecida no curso em questão privilegia o lado qualitativo, embora este seja secundário na prática da tutoria. Constatei, também, que o próprio curso, ao apresentar as habilidades e competências requeridas aos tutores, busca a junção do lado qualitativo e quantitativo no intuito de contemplar aspectos comportamentais e numéricos.

Palavras-chave


Avaliação Formativa, Formação de tutores, Avaliação na Educação a Distância.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.