AGENTE DE RECOMENDAÇÕES DE ESTUDO E DE ORGANIZAÇÃO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS

Ubiratan Campos, Gislaine Cristina Micheloti Rosales, Wellington Camargo, Fernando Vieira Duarte, Regina Araújo

Resumo


Este trabalho propõe um Agente de Recomendações (AR) cuja finalidade é guiar o estudante de educação a distância durante suas atividades no ambiente virtual. A partir de um Framework de Coleta de Dados baseado em rede de sensores que monitoram os ambientes digital (sensores lógicos) e físico (sensores físicos) que cerca o usuário, coletamos informação semântica dinâmica em tempo de execução. Nosso AR faz uso de redes Bayesianas para realizar inferências e apresenta recomendações, tais como: agenda de estudos; sugestões de conteúdo a serem estudados e prioridade; tempo de dedicação a cada disciplina, unidade de aprendizagem, material e atividade; exercícios a serem realizados e prazos; lembrete de eventos. O AR apresentado encontra-se em fase de implementação e testes. O espaço de análise que se pretende investigar para avaliação do AR proposto envolve estudantes de educação a distância de cursos oferecidos pela Universidade Aberta do Brasil.

Palavras-chave


agente de recomendações; lógica probabilística; aprendizagem; recomendação preventiva.

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