REGIÃO NORTE, POLÍTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AVALIAÇÃO DE POLOS DO SISTEMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Nilzete Costa de Melo, Graciete Pantoja Antunes, Tatiana de Lourdes Massaro, Maria Renata da Cruz Duran, Celso José da Costa

Resumo


No presente texto se tem por objetivo apresentar, em linhas gerais, a região norte e suas políticas de formação de professores implementadas nos últimos 5 anos, localizando neste quadro a importância do sistema Universidade Aberta do Brasil e de seus polos de apoio presencial, conforme metodologia de pesquisa  vinculada ao projeto “Institucionalização da EaD no Brasil”. Maior ênfase será dada aos dados dos estados do Acre e Pará, haja vista que duas autoras do presente texto atuam como coordenadoras dos polos de apoio presencial do Sistema Universidade Aberta do Brasil nestes estados. Concebemos o texto, com base em depoimento de coordenadores de polos que participaram da pesquisa participativa,  realizada pelo Grupo de Pesquisa “Formação docente e tecnologias de informação e comunicação”, LANTE/UFF. Objetivamos também expor na visão dos coordenadores de polo da região  a estrutura e o funcionamento dos Polos de Apoio presencial da UAB da região Norte, assim como o instrumento de avaliação dos pólos aplicado nessa região.

Palavras-chave


polos presenciais, políticas públicas de formação de professores, coordenadores de polos, avaliação de polos UAB, Sistema Universidade Aberta do Brasil.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.