O PAPEL DO TUTOR PRESENCIAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Leonardo Nogueira da Silva Filho

Resumo


Este projeto de pesquisa tem como objetivo investigar o trabalho do tutor presencial no processo educacional do aluno de educação a distância (EaD de ora em diante). Para tanto, realizaremos uma investigação tendo como metodologia a pesquisa crítica de colaboração que, por seu caráter interventivo, servirá de fio condutor ao alcance do objetivo deste projeto. Como alicerce para as discussões que faremos, nos ateremos à teoria sócio-histórica e cultural de Vygotsky e às ideias de pensadores preocupados com a educação na modalidade a distância, tanto no aspecto relacionado à tecnologia, quanto no aspecto relacionado a questões pedagógicas. O contexto de pesquisa compreende um polo da grande São Paulo, onde se agrupam tutores presenciais de diversas universidades federais e estaduais dos quais, cinco participarão dessa pesquisa. Os dados serão gerados a partir de gravações das sessões reflexivas a serem realizadas e dos instrumentos de informação usados para interação em ambiente virtual entre tutores e alunos. Estamos ainda em fase de estudo quanto aos procedimentos de análise dos dados. Esperamos como resultado da realização deste projeto, saber como pode o tutor presencial, na atuação dele, colaborar na produção de conhecimento do aluno de ensino a distância e consequentemente colaborar para o futuro da EaD no Brasil

Palavras-chave


EaD, tutor presencial, trabalho do tutor.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.