A DISTÂNCIA DAS TIC’S COM A FORMAÇÃO DOCENTE: OBSERVAÇÕES DA INCLUSÃO E USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO TÉCNICO DE EDIFICAÇÕES

Carolina Mendonça Fernandes de Barros

Resumo


Os desafios contemporâneos carecem de repensar a educação, através da difusão das Tecnologia de informação e comunicação(Tic’s) bem como da educação a distância (EAD), que possibilitam a utilização em contextos, tempo e local diversificados, através da diversificação dos recursos midiáticos existentes. A rigidez estrutural dos currículos proporciona um distanciamento das propostas educacionais, onde os conteúdos muitas vezes são desvinculados do cotidiano, o que pode acarretar na diminuição do potencial das mídias, principalmente das redes sociais e das plataformas educacionais, transformando-os em meros meios informativos de mão única e repositórios estáticos. Esse artigo busca debater o porquê do uso limitado das plataformas como meio de interação entre os atores e se, de algum modo, a diversidade de plataformas atrapalha a difusão do uso pelos professores. Através disso busca-se também repercutir a apropriação do uso dessas tecnologias pelos alunos, bem como, o distanciamento existente entre as Tic’s e o ato docente, através da inclusão de objetos de aprendizagem. Toma-se como exemplo a utilização das Tic’s por docentes do curso Técnico de Edificações do Instituto Federal Sul-riograndense, como subsidio para responder ao anseio de registrar as mudanças que estão ocorrendo constantemente na educação, relacionadas ao ensino técnico, a inserção das tecnologias de informação e a repercussão das mesmas a partir da formação dos professores.

Palavras-chave


Tic’s, Objetos de Aprendizagem, Ensino técnico, Formação docente.

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