USO DE GAMES POR CRIANÇAS: VIRTUALIDADE E SIMULAÇÃO NO ESPAÇO LÚDICO

Wagner Antonio Junior, Tizuko Morchida Kishimoto

Resumo


Com a emergência da sociedade tecnológica e a difusão do computador nas últimas décadas, os games passaram a ocupar um espaço virtual e imaterial e, atualmente, se consolidaram como uma das atividades mais frequentes entre crianças e adolescentes. Apresentamos nessa comunicação reflexões sobre os games, com base em pesquisa, que tem por objetivos: a) retroagir ao surgimento dos games; b) analisar a construção do imaginário infantil e como isso é potencializado no espaço virtual; c) descrever as possibilidades do uso de games pelas crianças. Este artigo é parte da pesquisa de mestrado que vem sendo desenvolvida junto ao Laboratório de Brinquedos e Materiais Pedagógicos – LABRIMP, da USP. Espera-se, ao final desse trabalho, comprovar que os games apresentam-se como possibilidades lúdicas ao desenvolvimento do imaginário infantil.

Palavras-chave


Games. Virtualidade. Ludicidade. Imaginário. Educação infantil.

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