ESTÁGIO SUPERVISIONADO: QUESTÕES E DESAFIOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM EAD

Gianine Maria de Souza Pierro, Márcia Cristina Alves dos Santos, Rosalva Drummond

Resumo


Neste trabalho temos como foco o debate quanto à formação docente na modalidade do ensino a distancia, as questões e os desafios que provocam. Trazemos para reflexão a experiência das práticas que acontecem no curso de Licenciatura em Pedagogia semi-presencial da Unirio, vinculado ao consórcio Cederj no estado do Rio de Janeiro, especificamente no Estágio Supervisionado 1 em Educação Infantil. Nosso objetivo é compreender o estágio supervisionado como um campo de construção de conhecimento e portanto as dimensões teórico metodológicas que esta escolha considera e também investigar as possibilidades que a formação docente assume quando é pensada nesta perspectiva. Acreditamos contribuir para o campo da formação de professores, especificamente nas práticas de estágio supervisionado, na medida em que cenários, saberes, conceitos e metodologias de formação estão em cena considerando a relevância da universidade como lócus de formação articulado aos espaços dos pólos, das escolas e creches. Outra dimensão significativa deste trabalho destaca a produção de conhecimentos que o estágio supervisionado pode trazer para a formação de professores.

Palavras-chave


formação de professores em modalidade EaD; estágio supervisionado como campo de conhecimento; estágio supervisionado e práticas de intervenção reflexão; saberes profissionais.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.