A CONSTITUIÇÃO DE AMBIENTES DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA QUE PROPORCIONEM CENÁRIOS PARA INVESTIGAÇÕES GEOMÉTRICAS

Felipe Pereira Heitmann, Sueli Liberatti Javaroni

Resumo


Como alternativa a práticas pedagógicas em Educação a Distância restritas à entrega de material aos alunos, apresentamos um ambiente de aprendizagem matemática online, concebido a partir de pressupostos de interação e investigação, para trabalhos em grupo, por alunos a distância. Utilizamos roteiros de investigação geométrica suportados por edição de texto colaborativa, chat, software de geometria dinâmica e compartilhamento de tela, para possibilitar investigações matemáticas em grupos nesse cenário. Este relato de experiência apresenta o processo de desenvolvimento desse ambiente de aprendizagem matemática a distância, que tem como objetivo promover a constituição de cenários para investigação matemática por meio de grupos trabalhando online em um roteiro de atividade, apoiados por um conjunto de tecnologias que possibilitem diversas formas de interação, comunicação e colaboração entre  vários atores envolvidos. Apresentamos aqui os pressupostos teóricos que baseiam o desenvolvimento desse ambiente e detalhamos as tecnologias que foram integradas a fim de tornar possível que grupos de alunos trabalhem em atividades investigativas, em tempo real, mesmo estando distantes fisicamente. A realização de atividades utilizando esse ambiente de aprendizagem é apresentada como resultado do seu desenvolvimento e com elas concluímos ser possível promover atividades matemáticas investigativas em grupos online, utilizando um conjunto de tecnologias integradas que proporcionem um cenário para investigação.

Palavras-chave


investigações em grupo a distância, aprendizagem colaborativa assistida por computador, seres-humanos-com-midias.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.