DESAFIOS NA GESTÃO DA EAD: PROPOSTA DE ESTRUTURAÇÃO DE POLOS MODELOS COMO UNIDADES GESTORAS

Sonia Maria Vilela Bueno, Helcimara Affonso de Souza, Delaine Borin Gibeli Viana, André Alves de Souza

Resumo


INTRODUÇAO: Este trabalho propõe apresentar um modelo de gestão da EAD baseada na concepção da gestão celular como unidades gestoras, levando-se em conta suas especificidades, sobretudo, possibilitar aos sujeitos envolvidos (estudante, tutor, coordenador), condições de evoluírem pedagógica e profissionalmente, rompendo as barreiras de tempo e espaço. OBJETIVO: Propor um modelo de gestão baseado na teoria de gestão celular, que minimize as lacunas geográficas entre sede e polo no dia-a-dia das ações didático-pedagógicas e administrativas desenvolvidas. Neste contexto objetivamos propor a criação do modelo de unidade gestora que terá como atribuição principal o eficaz gerenciamento de sua célula (grupos de polos), ficando sob sua responsabilidade o papel de gestor e multiplicador das estratégias estabelecidas pelo planejamento institucional. METODOLOGIA: trata-se de relato de experiência, com revisão literária de forma analítica e documental, de natureza qualitativa. RESULTADO: proposta de estruturação estratégica de Gestão Celular da EAD, visando melhorar a prática de gestão nos polos por meio de seus núcleos, desejosos que esta seja uma proposta que minimize as lacunas percebidas no cotidiano das relações da EAD, buscando inovar suas práticas. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Esperamos contribuir para a melhoria dos processos administrativos, das relações profissionais e sociais, da gestão estratégica participativa e acima de tudo, da melhoria das ações didático pedagógicas no processo de ensino aprendizagem à distância.


Palavras-chave


Gestão por célula; Educação a Distância; Gestão estratégica, educação.

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