A PRODUÇÃO MATEMÁTICA COLETIVA EM UMA DISCIPLINA DE CÁLCULO IV A DISTÂNCIA

Maria Teresa Zampieri, Sueli Liberatti Javaroni

Resumo


Nesse artigo apresentamos possibilidades para a compreensão acerca da produção matemática que ocorre através da interação entre alunos e professores a distância, dentro da ferramenta fórum, em um ambiente virtual de aprendizagem. Tal trabalho emergiu a partir de recortes de uma atividade realizada na pesquisa de mestrado em desenvolvimento, do primeiro autor, sob a orientação do segundo autor. Além disso, ela também faz parte de um projeto de pesquisa maior, cujo foco é investigar o uso de tecnologias em cursos da Universidade aberta do Brasil. A realização dessa atividade foi de grande importância na preparação para a coleta de dados de ambas as pesquisas citadas anteriormente, por propiciar a experimentação de recursos pedagógicos que poderão ser utilizados posteriormente durante o desenvolvimento dos procedimentos metodológicos das mesmas. Os dados de tal atividade foram coletados no fórum, dentro do ambiente virtual de aprendizagem utilizado na disciplina investigada em questão, e foram analisados a partir de um estudo minucioso em todas as postagens. Em seguida, levantamos alguns episódios, por estarem em consonância com a concepção de investigação matemática, a qual contempla a compreensão e exploração da situação-problema, formulação e refinamento de conjecturas e avaliação da resolução apresentada dentro de uma temática específica. Nessa análise, observamos diferentes processos de produção matemática coletiva, envolvendo articulações de ideias, com e sem concordância de opiniões, que, no entanto buscavam a constituição de uma solução para as dúvidas apresentadas dentro da ferramenta investigada. Concluímos que o fórum apresenta características pertinentes para a discussão, argumentação e debates sobre conteúdos matemáticos, permitindo com que a modalidade de ensino a distância, faça uso dessa ferramenta de forma que incentive a articulação de ideias matemáticas por grupos de pessoas fisicamente distantes, mesmo que elas não estejam interagindo de forma síncrona.

Palavras-chave


Educação a distância, investigação matemática, licenciatura em matemática, fórum.

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.