EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UM ESTUDO ANALÍTICO DAS POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS COM FOCO NO PROJETO DA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

Carlos Eduardo Candido Pereira, José Luis Bizelli

Resumo


O presente estudo, em nível de doutorado, está em fase inicial no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da UNESP, campus de Araraquara-SP. O referido faz uma análise das políticas governamentais em educação a distância por meio do sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Apresenta-se, neste momento, o percurso histórico de criação e expansão do sistema da Universidade Aberta do Brasil com ênfase nas políticas de expansão do ensino superior e também os cursos de licenciatura em pedagogia ofertados pelas universidades parceiras do sistema da Universidade Aberta do Brasil na região sudeste. Entre os principais objetivos do estudo está comparar as políticas governamentais brasileiras de expansão do ensino superior com a gestão e as características dos cursos de licenciatura em pedagogia. Os resultados parciais indicam ao todo 51 universidades que ofertam cursos de licenciatura em pedagogia pelo sistema UAB no Brasil, sendo 12 instituições na região sudeste.


Palavras-chave


Políticas Públicas, Educação a Distância, Ensino Superior, Gestão, Universidade Aberta do Brasil.

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