VIOLÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS): EXPLORANDO AS POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO ESTUDANTES/ MATERIAL

Ana Cristina Gama dos Santos Tourinho, Bruno Westermann

Resumo


As concepções para elaboração de material voltado para a aprendizagem de violão a distância no curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul incitaram a elaboração de material para o curso, pensada a especificidade da formação para uso do instrumento como ferramenta em aulas de música. Nas aulas tutoriais/presenciais das disciplinas de Instrumento nem sempre o repertório privilegiado é abrangente, sendo o foco a música tradicional para violão e escrita em partitura. O professor de música que atuará na escola regular vai necessitar de outras ferramentas para poder tocar com e não somente para os seus estudantes. No decorrer do curso, textos breves e escritos em linguagem clara e direta, imagens e vídeos compuseram as Unidades de Estudo (UE). Os resultados alcançados permitiram o desenvolvimento de uma forma diferenciada de conceber o material para ensino de instrumento, sua aplicação a distância.

Palavras-chave


ensino de violão a distância; elaboração de material didático; material interativo

Texto completo: PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.