A IDENTIDADE DOCENTE DO TUTOR DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Antonio Cavalcante Filho, Viviani Maria Barbosa Sales, Francione Charapa Alves

Resumo


O presente texto traz uma reflexão sobre a diversidade de papéis que o professor assume na Educação a Distância, destacando a figura do tutor a distância. Tem como objetivo discutir sobre a identidade docente no exercício da tutoria em Educação a Distância. A discussão da identidade, neste trabalho, limita-se a aspectos ligados a identificação e reconhecimentos destes profissionais como ser docente. Trata-se de uma investigação teórica fundamentada nas leituras de Belloni (2006), Gonzalez (2005), Mattar (2012), Bentes (2009). Também realizamos uma pesquisa documental com base em editais de seleção de tutores a distância de três instituições públicas de Fortaleza que mantêm convênio com a Universidade Aberta do Brasil- UAB. As leituras realizadas mostram que apesar das divergências quanto ao fato do tutor ser considerado professor ou não, este profissional contribui para o desenvolvimento integrado do indivíduo em seus diferentes campos: pessoal, acadêmico, profissional. Exercer a função de tutoria de um curso a distância requer características que estão além do domínio dos conteúdos e dos meios técnicos, implicando aportes pedagógicos específicos da função docente.

Palavras-chave


Identidade docente - tutor – Educação a distância.

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